quinta-feira, 9 de abril de 2009

GLOSSÁRIO DO BLOGUÊS

Encontrei esse glossário no blog do Franz Kreuther. Este blog é minha rua. logo pedi licença para compartilhá-lo aqui no educacionices. Muito interessante.

Adsense - Programa de exibição de anúncios que geram renda quando clicados. É muito popular e está presente na maioria dos blogs.

Banner - espaço publicitário inserido no blog

Blogger – palavra criada pela Pyra Labs, é um serviço que oferece ferramentas para indivíduos publicarem textos na Internet.

Blogueiro– autor do blog.

Blogroll – lista de links para outros blogs ou sites disposta na lateral do blog.

Blogsofera - Entende-se por Blogosfera toda a comunidade de blogs na internet. O conjunto de quem faz, de quem disponibiliza e de quem lê Blogs é a Blogosfera.

Comentários – ferramenta que possibilita aos visitantes deixarem comentários sobre o que o autor escreveu.

Del.icio.us (Social Bookmarks) – serviço que disponibiliza uma lista on-line de links escolhidos comentados pelos usuários cadastrados.

FEED (Site Feed) – link para um endereço da internet (URL), que apresenta a página em formato RSS. Sites com esta opção podem ser lidos por aplicativos instalados no computador do usuário que, conectado à internet, recebe a notificação de que houve alguma atualização nos sites de seu interesse. O link também pode estar identificado como RSS, XML ou ATOM.

Flog ou Fotolog – tipo de blog no qual o elemento principal é a fotografia.

Gadget - chama-se também de gadget algum pequeno software, pequeno módulo, ferramenta ou serviço que pode ser agregado a um ambiente maior.

HTML – abreviatura de Hypertext Markup Language. Linguagem de programação de páginas na WEB.

Licença Creative Commons – É uma organização sem fins lucrativos que oferece um sistema flexivel de licenças que permite aos autores definir como como desejam distribuir e compartilhar suas obras na Internet.

Meme - é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica entre locais onde a informação é armazenada. O termo usado pelos blogueiros para definir quando um autor tem seu texto copiado e continuado em outros blogs. Geralmente, os blogueiros usam memes para aprofundar um tema ou simplesmente aumentar o acesso a seus sites.

Metablog – ato de publicar posts sobre blogs.

Moblog (Mobile blog) – blog ou área de um blog onde são publicados pequenos textos, sons ou imagens através do celular.

Paraquedista - Aquele que chega ao blog via buscadores, principalmente o Google. Os paraquedistas entram e saem das páginas rapidamente, clicando em links que venham a se assemelhar à sua busca inicial.

Permalink (Permanent Link) – link de acesso direto a um texto. Evita a necessidade da busca entre diversos arquivos.

Pingback - uma funcionalidade usada para notificar um blog ou website de que foi linkado por outro blog.

Plungins ou Plug-in - são mini-programas que adicionam funções a outros softwares ou serviços online.

Podcast – arquivos de áudio, geralmente MP3, criados por amadores ou profissionais para download e normalmente distribuídos via RSS.

Post – nome dado a cada publicação de texto ou imagem feita pelo autor, com título, data, hora etc.
RSS (Really Simple Syndication) – formato de página que pode ser lido por programas especiais (agregadores) a fim de identificar atualizações em sites cadastrados.

SEO - É uma técnica utilizada para posicionar sites e blogues nos primeiros resultados das pesquisas por termos nos buscadores.

Tagboard - mural onde os visitantes podem deixar recados e comentário.

Template - É o modelo, o layout do blog. Um template (ou "modelo de documento") é um documento sem conteúdo, com apenas a apresentação visual (apenas cabeçalhos por exemplo) e instruções sobre onde e qual tipo de conteúdo deve entrar a cada parcela da apresentação - por exemplo conteúdos que podem aparecer no início e conteúdos que só podem aparecer no final.

URL - abreviatura de Uniform Resource Locator, ou seja, o endereço de uma página na WEB

Widget - São os brinquedinhos dos blogueiros. Coisinhas que a gente coloca na barra lateral. Esse é um termo sem tradução que designa componentes de interface gráfica com o usuário (GUI). Qualquer item de uma interface gráfica é chamada de widget, por exemplo: janelas, botões, menus e itens de menus, ícones, barras de rolagem, etc.

WordPress - é o software para blogar mais popular da Internet. Foi criado pela companhia WordPress. Essa companhia de software pertence ao Yahoo. Tem mais funcionalidades do que o blogger e o número de templates e de plugins é muito maior, contudo o Blogger é mais prático e mais fácil de usar.

*Ilustração obtida em http://www.antispam.br/images/ilust-glossario.png

Um comentário:

Elaine dos Santos disse...

Adorei, posso usar para "ensinar" meus colegas, professores? O pessoal quer fazer blog com os alunos, mas ninguém domina sequer os termos, que dirá as ferramentas. Parabéns pela "sacada".