quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Benefícios educacionais dos blogs


Blogs oferecem muitas possibilidades para utilização em processos educativos. Por exemplo, para incentivar os alunos a: escrever, compartilhar idéias, trabalho em equipe, design, exibir um instantâneo do que eles produzem, e assim por diante. A criação de blogues pelos alunos dos professores dá a opção de exigir processos de síntese, pois escrito na Internet devem ser oportunas e precisas, os tópicos abordados.

Os professores podem usar blogs para se aproximar mais dos alunos em novas formas, sem ter que limitar a sua interacção exclusivamente para a sala de aula. Por exemplo, a publicação de materiais e permitir um acesso imediato a informações ou recursos para realizar projetos e atividades para a sala de aula, otimizando o tempo. Ele também oferece aos alunos a oportunidade de melhorar o conteúdo acadêmico, enriquecendo-a com elementos multimédia, tais como vídeos, sons, imagens, animações e outros Web 2.0.

A facilidade com que são criados e alimentados Blog torna-os muito marcante, porque graças à assistentes e templates (modelos) predesigned, não devemos concentrar-se na execução técnica, mas sobre os conteúdos e materiais para publicar. Isso permite que qualquer professor ou aluno, independentemente da área acadêmica, pode gerar recursos e conteúdos de temas educativos, sem ter que instalar as aplicações ou ter conhecimento de programação.

Um comentário:

Robson Freire disse...

Olá Lenira

Que prazer saber que você gosta do meu trabalho. Espero que eu possa continuar a postar coisas de interesse a todos.

O meu blog usa a licença Creative Commons que permite que você copie, use e modifique os artigos

Estaremos essa semana e na proxima postando artigos maravilhosos sobre a utilização de vídeos e Web 2.0.

No sábado no Projeto Cinema no Caldeirão estaremos postando 3 filmes onde a temática é o uso de drogas e suas implicações sociais aproveitando o caso do Fabio Assunção.

Abraços pelo seu maravilhoso blog e continue voltando sempre.

Abraços